Veja como fazer um Pix com cartão de crédito

Sim, é verdade que alguns bancos oferecem a opção de realizar pagamentos via Pix utilizando o cartão de crédito. No entanto, é importante destacar que esse tipo de pagamento pode ser cobrado com juros, portanto, é importante ficar atento aos valores que serão cobrados na sua fatura. Além disso, é importante lembrar que para utilizar essa opção, você precisa ter limite disponível em seu cartão de crédito.

Apesar disso, o Pix é uma forma rápida e prática de realizar pagamentos, sem a necessidade de esperar pelo processamento de boleto ou transferência. Além disso, ao utilizar o Pix, você pode transferir dinheiro para contas bancárias ou para outros usuários, o que pode ser bastante útil em situações de emergência ou quando você precisa fazer um pagamento com urgência.

O que é Pix no crédito?

Em suma, é você transferir dinheiro de maneira instantânea sem ele sair do seu bolso. Por isso, dá para fazer esse tipo de Pix sem ter a quantia no saldo da sua conta. Assim, pessoas e empresas recebem na hora, enquanto você ganha um tempinho para pagar ao banco. Em suaves parcelas, se quiser.

Por exemplo, sabe quando atendentes te perguntam “débito ou crédito?”, você responde “crédito” e parcela a compra? É o mesmo raciocínio, mas aplicado no Pix – modalidade em que, até pouco tempo atrás, só podia ser no débito.

Porém, existem limitações. Antes de mais nada, valor do Pix precisa estar no limite do seu cartão de crédito e vai constar na fatura. Além disso, alguns bancos barram transferências de mesma titularidade. Ou seja, você fazer Pix para você mesmo em outro banco.

Por fim, lembre-se dos juros. Este é o cerne da diferença entre pagar no crédito e fazer Pix com cartão de crédito. Ao dividir uma compra, empresas seguem tetos de parcelas, debaixo dos quais não cobram juros de você. Já no Pix, sempre tem juros.

Quando usar Pix no crédito

Você pode fazer esse tipo de PIX quantas vezes quiser, desde que o total não ultrapasse seu limite no banco. Mas existem boas práticas para essa facilidade não virar uma bola de neve e te atropelar.

Para Carlos Castro, especialista da Planejar (Associação Brasileira de Planejamento Financeiro), PIX no crédito vale a pena quando a soma das parcelas, com juros e taxas, é menor ou igual ao preço que você pagaria em outro meio de pagamento. Por exemplo, no débito. E existe um pulo do gato aí.

O PIX, mesmo o PIX com cartão de crédito, é análogo a pagar com dinheiro. Então, seu poder de barganha aumenta, além de dar um alívio no orçamento do mês, no caso do parcelamento.