Como proteger o cartão de crédito do golpe do pagamento por aproximação

O novo golpe da praça envolve o uso de máquinas de cartão e o pagamento com aproximação. Um vírus infecta os dispositivos e provocam uma mensagem falsa de erro, induzindo o cliente a inserir o cartão, quando os dados capturados e o cartão clonado.

COMO O GOLPE É REALIZADO

“Criminosos entram em contato com lojistas, alegando ser necessário fazer uma manutenção ou atualização nos computadores vinculados às maquininhas de cartão de crédito. Assim, eles repassam um link que contém um malware para infectar as máquinas do lojista”, alerta Galvão.

Esse software malicioso, explica o advogado, rejeita o pagamento por aproximação e faz surgir uma mensagem na tela da maquininha, como: “erro de aproximação” ou “insira o cartão”. Caso a operação seja finalizada e o cliente coloque o cartão, a máquina obterá todos os dados, que serão repassados ao grupo criminoso.

COMO SE PROTEGER

Algumas medidas que podem ser tomadas para evitar fraudes com cartões de crédito incluem:

  • Verificar se o dispositivo de pagamento é seguro: sempre verifique se o terminal de pagamento é autêntico antes de inserir seu cartão.
  • Evitar compartilhar informações pessoais: não forneça informações pessoais, como número de cartão de crédito, senha ou outras informações sensíveis a desconhecidos.
  • Proteger seus dispositivos: mantenha seus dispositivos, como computadores, smartphones e tablets, protegidos com software de segurança atualizado.
  • Ficar atento a transações suspeitas: acompanhe sua fatura e verifique se há transações suspeitas ou não reconhecidas. Se perceber algo estranho, entre em contato com seu banco imediatamente.
  • Escolher senhas seguras: escolha senhas complexas e difíceis de descobrir para sua conta bancária e cartão de crédito.

Lembre-se sempre de ficar atento e proteger suas informações pessoais e financeiras. Utilize a tecnologia de forma segura e evite colocar em risco suas finanças.