Qual o score mínimo para conseguir cartão de crédito?

Valor pode variar, mas sendo bom pagador fica fácil conseguir um bom cartão de crédito

0
15

Manter as contas em dia é fundamental para ter uma boa reputação entre as instituições financeiras, essa reputação é representada pelo score de crédito. É por ele que empresas avaliam a condição financeira de cada pessoa. Mas o que é e como funciona esse score? Qual score mínimo para cartão de crédito?

O que é score de crédito?

Desde o nascimento, nós sempre fomos avaliados por notas. No mercado consumidor essa nota chama-se score de crédito. O score classifica cada pessoa conforme a capacidade de pagamento de suas contas.

Ele varia de 0 a 1000 e quanto mais alto, maior será a capacidade de pagamento delas. O número é individual e ele pode subir ou baixar mês a mês.

Antes de conceder crédito ou um cartão a alguém, por exemplo, uma instituição financeira pode consultar o score desse consumidor e dele extrair informações importantes para a concessão ou não de produtos financeiros.

Como o score de crédito é classificado?

As notas são distribuídas em três faixas e são classificadas conforme o risco.

De 0 a 299, o risco de crédito é considerado alto. Isso significa que as chances do consumidor deixar de pagar alguma conta é alta.

O risco médio varia de 300 a 699 e é considerada uma classificação intermediária.

Acima de 700 o risco é baixo. Aqui estão os consumidores que possuem a menor taxa de inadimplência.

Manter um bom relacionamento com as instituições financeiras, pagar as contas em dia e não ter dívidas negativadas são apenas algumas das formas de conseguir manter o score sempre alto.

Qual o Score mínimo para cartão de crédito?

Apesar da pontuação seguir um padrão pré-estabelecido, não há que se afirmar que os birôs de crédito pontuam da mesma forma. Isso significa que uma pontuação de score pode estar em 500 na Serasa e 700 na Boa Vista para o mesmo consumidor.

Além disso, se ele possui um relacionamento com um banco, pode ter mais facilidade para conseguir um cartão do que em outra instituição, mesmo que com score baixo.

Dito isto, os valores para conseguir um cartão de crédito variam de instituição para instituição e de pessoa para pessoa. Entretanto, o mercado costuma citar um score acima de 400 para conseguir aprovar bons produtos.

Existem cartões que aprovam com score baixo

Qualquer pessoa pode consultar seu score nos birôs de crédito existentes no mercado como o Serasa, SPC e Boa vista. Com essa informação em mãos, é possível conhecer seu score e negociar bons cartões.

Se o interessado possui score baixo, uma opção é ir em busca de cartões que não exigem um número alto para aprovação. Veja alguns exemplos:

  • Nubank;
  • C6;
  • Credicard Zero;
  • Digio;
  • Santander Free.

Para quem possui score baixo pode conseguir limites baixos no início. Entretanto, se conseguir manter o pagamento sempre em dia e utilizar sempre o máximo do limite (obedecendo a sua capacidade financeira), ele vai aumentando naturalmente.

Fonte: FolhaGO

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here