NuConta

0
43

O que é NuConta e como ela funciona?

Mais do que uma conta digital, a NuConta é uma aplicação de renda fixa de baixo risco. Isso significa que o dinheiro aplicado na NuConta é investido em títulos públicos federais, gerando liquidez diária para esse investimento. Em outras palavras, você pode retirar esse dinheiro a qualquer momento.

Zero tarifas

A NuConta não cobra tarifas de seus correntistas, nem para criá-la nem para mantê-la. Nem mesmo os cartões de crédito e débito têm anuidade, e é possível fazer transferências para outras NuContas, TEDs e emitir boletos para depósitos na sua conta sem qualquer taxa.

Cartão de crédito Nubank vs. Cartão de débito da NuConta

É importante diferenciar a NuConta e o cartão de crédito Nubank. São produtos diferentes. Os usuários do cartão de crédito podem ter acesso à NuConta, mas nem todo mundo que abre a NuConta está apto a ter o cartão de crédito, que requer análise.

Ainda assim, é possível ter um cartão para usar só com a conta. De acordo com o Nubank, o cartão de débito ainda está em fase de testes e há uma lista de espera. Mas, segundo a empresa, metade dos usuários que se inscreveram já receberam o cartão. Em resumo, criar uma NuConta somente não libera um cartão de forma automática. É preciso se cadastrar e aguardar na lista de espera.

Já para ter o cartão de crédito Nubank, é preciso fazer a solicitação deste e passar por uma análise. Uma vez aprovado o cartão (o “roxinho”, como a empresa e os clientes o chamam), ele costuma chegar em 10 dias (também sem cobrança alguma), e é da bandeira MasterCard. Mas, enquanto seu cartão não chega, você já pode ir usando a versão virtual dele, cadastrando-o em aplicativos de transporte, pedidos de comida etc.

Débito e saque

Quem tem o cartão de crédito com a função débito ativada, ou quem se inscreveu na NuConta e recebeu o cartão, pode começar a usá-lo normalmente. As compras aparecem no seu feed do aplicativo, permitindo que você acompanhe seus gastos. O recurso funciona com um modelo de cartão lançado em setembro de 2018, que possui um chip especial.

Essa função também ativa a opção de saque, mas fique atento, pois há um custo de R$ 6,50. Segundo o banco, essa cobrança se deve ao uso do caixa eletrônico da rede Banco24Horas, já que o Nubank não possui agências físicas nem caixas eletrônicos.

Depósitos, pagamentos e transferências

É possível fazer transferências de outros bancos para a NuConta, mas você deve ficar atento às tarifas cobradas por essas instituições. Para evitá-las, você pode gerar no app da NuConta um boleto no valor desejado e pagar no seu banco original. Essa funcionalidade é ilimitada.

As TEDs também são gratuitas e ilimitadas, tanto para outros bancos quanto para outras NuContas. É possível ainda pagar boletos de água, compras online, condomínio, luz etc., tudo pela NuConta.

Quais são as vantagens e desvantagens da NuConta?

Agora que você já sabe o que é NuConta, talvez esteja se perguntando: mas quais são as vantages e desvantagens desse tipo de conta digital?

Como todas as outras contas digitais, a NuConta ainda desperta dúvidas em alguns aspectos, principalmente em relação aos rendimentos e segurança de seus investimentos e transações.

Rendimentos

O único investimento possível de ser feito por meio da NuConta é no Tesouro Direto ou RDB (Recibos de Depósito Bancário), e ele é feito automaticamente assim que você faz seu depósito. É uma ótima opção para quem quer ter um rendimento alto, sem fazer nenhuma movimentação.

Em comparação com a poupança, o rendimento desta está fixado em 70% da Selic + TR (Taxa Referencial), enquanto o rendimento da NuConta é de 100% da CDI. Como a Selic e o CDI têm taxas semelhantes, podemos considerar que, para superar a poupança, basta render mais do que o CDI. Veja o gráfico abaixo:

Fonte: Blog Nubank

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here