Como cancelar uma compra no cartão de crédito

É possível recuperar o dinheiro ao cancelar uma compra no cartão de crédito, mas só em alguns casos; saiba quando e como fazer

0
51
(Imagem: Rupixem.com / Unsplash)

É verdade que você tem direito de receber de volta o que pagou por compras ou pela prestação de serviços via cartão de crédito. Está garantido por lei. Mais especificamente pelo Código de Defesa do Consumidor. É necessário lembrar, porém, que não é possível cancelar uma compra no cartão de crédito em todo e qualquer caso.

De modo geral, basta entrar em contato com a administradora do cartão, ligando para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), explicar o motivo do cancelamento e aguardar o estorno do dinheiro.

Normalmente, os valores não devolvidos em dinheiro imediatamente são restituídos nas duas próximas faturas do cartão. 

Mas, você sabe em quais situações é realmente possível pedir o cancelamento? Confira as informações a seguir.

Quando é possível cancelar

Nas situações listadas abaixo você pode cancelar a compra feita no cartão de crédito e  pedir o dinheiro de volta. Veja o que fazer:

1. Se houver erro na cobrança de uma compra feita presencialmente

Neste caso, você deve pedir ao estabelecimento onde fez a compra para estornar o valor e, em seguida, efetuar nova cobrança. Se houver recusa, entre em contato diretamente com a operadora do cartão e cancele a compra.

2. Desistência de compras feitas pela internet ou por telefone

Até sete dias depois de receber um produto comprado à distância você pode devolvê-lo sem apresentar qualquer justificativa. É o chamado direito de arrependimento, assegurado pelo CDC. Quem vendeu ficará responsável pela solicitação do estorno à administradora do cartão.

 3. Cobrança incorreta ou indevida em transação online

Essa é mais uma situação em que o lojista é obrigado a aceitar o pedido de cancelamento da compra e providenciar uma fatura no valor correto. 

O mesmo acontece quando são feitos lançamentos indevidos de cobrança, por serviços de assinatura, por exemplo. Procure imediatamente a administradora do cartão se desconfiar que seus dados foram usados por terceiros.

 4. Preços diferentes para o mesmo produto

Se você observar que o valor cobrado pelo cartão de crédito é maior do que o que estava escrito na etiqueta ou nota fiscal do produto, o direito ao estorno do que pagou a mais também está garantido.

 5. Produto não entregue no prazo

Comprou um móvel que não foi entregue pela loja (física ou virtual), mesmo depois do prazo estabelecido? Nesse caso, você também tem o direito de cancelar a compra e pedir a devolução do que já foi pago. O mesmo vale para serviços contratados e não realizados, como uma reforma ou a instalação de cortinas, por exemplo.

Compras parceladas

Quando for necessário cancelar uma compra que foi parcelada no cartão, saiba que serão devolvidas apenas as prestações já quitadas.

Nas situações em que, apesar do direito garantido em lei, você não conseguir o estorno do valor pago no cartão de crédito, registre uma reclamação nos sites dos serviços de defesa do consumidor.

Outra alternativa é acessar as ouvidorias das administradoras de cartão, caso não resolva o problema via SAC.

Deveres do cliente

E uma última dica: quando pensar em cancelar uma compra feita pelo cartão só por não ter gostado do produto, verifique se há no site da loja informações sobre a política de trocas.

Isso pode evitar conflitos e situações desagradáveis, afinal, há alguns casos em que o lojista não é obrigado a efetuar trocas de mercadorias nem devolver o dinheiro ao cliente. E o consumidor também tem deveres a seguir. Aliás, o melhor mesmo é conferir essas informações antes de fechar qualquer nova compra.

Essas informações podem ser encontradas, normalmente, na seção de perguntas frequentes (FAQ) dos sites de lojas e empresas.

Outro modo de evitar aborrecimentos é entrar em contato via chat ou serviços de mensagens para esclarecer dúvidas a respeito dos procedimentos adotados em caso de troca ou cancelamento de compras.  

Com informações: Serasa e Idec

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here