Skip to content

Como escolher o seu cartão de crédito

Como sabemos as taxas de juros para cartões de crédito são as maiores do mercado. Mas, se você souber usá-lo com cuidado e responsabilidade, poderá ter grandes vantagens. Além da comodidade e versatilidade, o cartão de crédito pode oferecer até 40 dias para o pagamento de suas compras.

A escolha do cartão pode até parecer um processo fácil, devido às várias opções que o mercado apresenta. Mas, fique atento: nem sempre é tão simples assim. Antes de fechar negócio, você deve tomar alguns cuidados que podem evitar futuras dores de cabeça:

• Sempre escolha a data para o vencimento próxima ao dia em que você recebe. Isso evita que você gaste o dinheiro com outras despesas;
• Faça uma pesquisa e veja qual instituição oferece mais vantagens (caso você use muito o cartão, algumas operadoras oferecem programas de pontos/milhagem);
• Fique atento para o valor da anuidade e quando ela será cobrada. Alguns cartões dão a anuidade grátis na hora da compra, mas em compensação, no ano seguinte cobram valores exorbitantes;
• Procure ter apenas um cartão de crédito. Isso evita o descontrole e assim, você pode adquirir vantagens na hora da negociação.

Ao escolher o cartão de crédito, avalie suas necessidades. Se você usa pouco, busque cartões nacionais com isenção de anuidade. De que adianta ter um cartão internacional se você nunca foi e nem pretende fazer compras no exterior?

Existem vários tipos de cartões, veja aquele que se adapta melhor à sua necessidade:

Cartão institucional: Geralmente são oferecidos na abertura de uma conta corrente e o limite depende muito do saldo que você tem em conta e de outros produtos contratados. Esses cartões também podem ser usados como cartão de crédito ou de débito ao mesmo tempo.

Cartão co-branded: Este tipo de cartão é como uma parceria entre vendas e marketing, onde o objetivo é fidelizar o cliente. O cartão carrega o logotipo da empresa associada e pode trazer algumas vantagens, como descontos progressivos nas compras.

Cartão pré-pago: Neste tipo de cartão é o próprio associado quem determina seu limite, é ele também quem credita uma determinada quantia no cartão de crédito. A vantagem, neste caso, é que você pode planejar seus gastos com o cartão.

Foregon