Skip to content

Qual a relação do consumidor com programas de fidelidade

Levantamento realizado pelo Ibope/Conecta encomendado pela MasterCard mostra a percepção dos internautas em relação aos programas de fidelidade diante do atual cenário econômico. O instituto ouviu mil consumidores portadores de cartão de crédito e constatou que apenas 50% participam de algum programa de fidelidade, indicador que revela um potencial de crescimento para o setor.

Do total de entrevistados que não possuem programas de fidelidade, 40% apontam que nunca lhe foram oferecidos; 31% justificam a dificuldade em juntar pontos suficientes para trocar por prêmios atrativos (principalmente na região Sul) e 21% não entendem as regras dos programas.

Os entrevistados que participam de programa de fidelidade não estão totalmente satisfeitos, 68% se queixam da pouca pontuação no momento do resgate, 55% não conseguem juntar pontos suficientes para resgate e 32% declaram que a pontuação vence rápido demais.

Preferência no resgate

Os itens de viagens: passagens aéreas, aluguel de carros e reserva em hotéis lideram a preferência dos consumidores com 36%, sobretudo entre os respondentes da classe A e pelos moradores do Norte e Centro-Oeste que consideram o atributo mais importante em um programa.

Em segundo lugar no ranking estão produtos em geral e eletrônicos, com 28%, e são os itens preferidos dos moradores da região Sul. Em terceiro estão itens de entretenimento: ingresso para shows, cinema, teatro com 8%. Os serviços como recargas de celular e pagamentos de contas aparecem na sequência, com 7%, e, por fim, estão produtos do dia a dia, encontrados em supermercado, farmácia e posto de gasolina (5%).

Canais de relacionamento

Em relação aos canais de interação, o site ainda é preferido para 48%. Em segundo lugar, aplicativos do celular (25%) e SMS (11%). A classe A apresenta significativa preferência pela utilização dos apps, com 32%.

“A MasterCard acompanha os movimentos e as preferências dos consumidores para entender cada vez mais o seu comportamento e motivações. Como empresa de tecnologia e inovação na indústria de meios de pagamento vem investindo em soluções que permitam proporcionar mais conveniência e facilidade no dia a dia das pessoas oferecendo a melhor experiência na relação entre emissores e varejo”, avalia Valério Murta, VP de produtos e soluções da MasterCard.

Perfil da amostra

O estudo foi direcionado para portadores de cartão de crédito, mas nem todos são bancarizados: 90% possuem conta corrente ou poupança, 50% participam de programas de fidelidade e incentivo. Os respondentes mais velhos são o que menos possuem conta em banco, apesar de possuir cartão de crédito.

A pesquisa foi realizada em outubro de 2015, com 1.000 internautas de todas as regiões do Brasil.

Fonte: Infomoney